Pular para o conteúdo principal

Procedimentos de Desgaseificação e Inertização dos Tanques Postos de Gasolina em São Paulo

Adequação de Postos de Gasolina CETESB LP LI LO

Saiba mais em www.licenciamentocetesb.com

ADEQUAÇÃO AMBIENTAL DE POSTOS VAREJISTA


Postos de Gasolina em São Paulo


Procedimentos de Desgaseificação e Inertização dos Tanques


 Na realização da desgaseificação por enchimento com água o tanque deve ser preenchido completamente com água e esta deve ser aplicada por um bocal, de preferência aquele com o nível mais alto, e a sucção pelo bocal mais distante, de nível mais baixo, caso exista alguma inclinação no tanque.

Adequação de Postos de Combustíveis CETESB LP LI LO Postos de Gasolina em São Paulo

Tanto processo de desgaseificação por hidrojateamento quanto por enchimento com água, os equipamentos devem ser mantidos fora da área de trabalho, e os necessários para injetar ou recalcar a água devem ser aterrados. Todos os resíduos gerados nesta operação devem ser descartados e documentados, conforme determinado por legislação local.

O processo de inertização assim como o de desgaseificação tem como objetivo manter o LIE com valor igual ou inferior a 10%. A inertização pode ser realizada com nitrogênio (N2) ou dióxido de carbono sólido (gelo seco).

Adequação de Postos de Combustíveis CETESB LP LI LO Postos de Gasolina em São Paulo

A proporção mínima de nitrogênio a ser utilizada deve ser de um cilindro de nitrogênio de 9m³ para cada 5m³ do compartimento do tanque. A admissão de nitrogênio deve ser efetuada por meio da conexão de descarga, utilizando-se um adaptador apropriado. Antes da abertura da válvula de admissão de nitrogênio para o tanque, a pressão de saída do regulador do cilindro deve estar ajustada para 0,5 kgf/cm². Todo o volume do cilindro deve ser descarregado no tanque, o que ocorrerá quando o manômetro indicar pressão “zero”.

Inertização com dióxido de carbono sólido (gelo seco), deve-se utilizar a proporção de 9kg de gelo seco para cada 5m3 de capacidade do tanque. O gelo seco deve ser raspado ou triturado e distribuído sobre a maior área possível no interior do tanque. Finalizado o processo, todas as conexões devem estar tamponadas. Com exceção do respiro, todas as conexões devem permanecer tamponadas. 

Garagens de ônibus:

[caption id="" align="alignnone" width="600"]garagem de onibus cetesb lp li lo renovacao ctf planta de hidrãulica.jpg Licença CETESB para Garagens de Ônibus[/caption]
Elaboramos projetos e todos os documentos necessários para obtenção da Licença  Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação em São Paulo posto revendedores, Garagem de Ônibus, Transportadoras, Oficinas Mecânicas, Empresas junto a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB

Postos de Combustíveis:

[caption id="" align="alignnone" width="610"]POSTO-~2.JPG Licença CETESB para Postos de Combustíveis[/caption]
Atendemos a normas exigidas pelos órgãos ambientais competentes, tais como CETESB, CONTRU e CONAMA. Fornecendo os documentos necessários ao licenciamento ambiental CETESB LP LI LO.

Oficinas:

[caption id="" align="alignnone" width="1600"]oficina garagem de onibus cetesb lp li lo renovacao ctf planta de hidrãulica.jpg Licença CETESB para Oficinas[/caption]
Elaboramos projetos e todos os documentos necessários para obtenção da Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação em São Paulo, o licenciamento ambiental deve contemplar todos os aspectos do posto revendedor de combustível, incluindo lavagem, troca de óleo, oficinas, etc..
Nossos Serviços:
Licença Prévia (LP);
Licença de Instalação (LI);
Licença de Operação (LO);
Projeto de Instalação de Tanques e Bombas  Sistema de Abastecimento Subterrâneo de                     Combustíveis - SASC);
Projeto de Remoção de Tanques;
Projeto do Sistema de Drenagem Oleósa;
Projeto do Sistema de Monitoramento
Cronograma de obra - CETESB;
MCE - Memorial de Caracterização do Empreendimento;
Certidão de esgotamento sanitário SABESP;

PROJETOS TÉCNICOS

Nós elaboramos projetos técnicos com o dimensionamento dos equipamentos, segundo a legislação e normatização vigente, para instalação de tanques e bombas, formando assim o sistema de instalação de abastecimento subterrâneo de combustível (SASC), ou o sistema de abastecimento aéreo de combustível (SAAC).
Atendendo assim a demanda do mercado de postos revendedores de combustíveis, garagem de ônibus, industrias, oficinas, etc.
Este projeto deve contemplar todos os equipamentos a serem instalados, informando com precisão a descrição do tipo de equipamento, quais as suas características, dimensões, tipo de material e a sua normatização.
Deve contemplar a localização dos equipamentos, a norma de execução de instalação, tudo de forma clara e objetiva.
Os tanques devem ser fabricados de acordo com a NBR – 13785 – ABNT, este tanque deve possuir tecnologia de ponta nos tipos monitoráveis.
Equipamentos utilizados:
  • Tanques de aço carbono revestido com fibra de vidro, dotado de sistema de monitoramento, conforme NBR 13785;
  • Caixas de contenção para tanques e bombas (sump);
  • Tubulação flexivel em PEAD e aço inoxidável;
  • Válvula anti-transbordamento;
cetesb-projetos-arquiteto-arquitetura-construcao-construcoes-regularizacao-reforma-alvara-licenciamento-ambiental.jpg
Projeto de Remoção de Tanques, deve contemplar todos os fatores de risco a explosão e a adoção das Normas para tal atividade.
Os tanques do tipo de parede simples devem ser removidos quando atingem 15 anos, conforme resolução 273 do CONAMA, para isso elaboramos o projeto técnico com os procedimentos que devem ser adotados segundo as normas da ABNT, em se tratando de tanques que contêm combustível, os procedimentos devem ser executados com muito critério e rigor.
A remoção dos tanques deve ocorrer conforme a normatização exigida pela CETESB. O descarte dos mesmos deve ocorrer da forma correta, evitando a contaminação.
Os Postos Revendedores devem ter a destinação dos residuos corretamente em conformidade com a CETESB.
Cadri - Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental
TANQUE~1.JPG

MEMORIAIS DESCRITIVOS

separador.png
O sistema de drenagem oleósa visa a contenção de óleo, graxas e de que outros produtos oriundos da pista de abastecimento de veículos, lavagem de carros e trocas de óleo contaminem água.
O projeto deve proteger toda a área onde estes contaminantes são passíveis de causionar a contaminação do solo.
Todas as fontes potencialmente poluidoras, tais como, postos revendedores de combustíveis, oficinas mecânicas, trocas de óleo, lava-rápido, locais de abastecimeto de veículos, lava-peças, entre outros, devem conter os residuos remanescentes destas atividades que lidam com óleos, graxas e outros contaminantes, afim de que o mesmo não entre em contato com o solo, ou córregos, rios e lagos. Os projetos técnicos devem prever esta contenção.
Neste projeto os equipamentos mas utilizados são:
  • Caixa SAO (Separadora de Água e Óleo);
  • Caixa Pré Filtro;
  • Caixa de coleta de Óleo;
  • Canaletas de aço circundado todo o perímetro da área exposta;
sao-cetesb-projetos-arquiteto-arquitetura-construcao-construcoes-regularizacao-reforma-alvara-licenciamento-ambiental-licenca.jpg

O sistema de monitoramento deve verificar automaticamente o vazamento de qualquer quantidade de combustível, o projeto deve contemplar todos os pontos necessários para que o vazamento seja detectado com alarme, assim o posto revendedor pode tomar as devidas providências.
camara-c-corte-cetesb-projetos-arquiteto-arquitetura-construcao-construcoes-regularizacao-reforma-alvara-licenciamento-ambiental-licenca.jpg

Este projeto tem a finalidade de confrontar e alterar o projeto inicial.

CRONOGRAMA

Elaboramos o cronograma de implantação e desenvolvimento do sistema.
Este documento defini quais as atividades de execução de projeto devem ser realizadas informando o prazo de realização das adequações necessárias.
separador.png

RESPONSABILIDADE TÉCNICA

separador.png
LOGO CREA SP.jpg

  • ART Anotação de responsabilidade técnica; Responsabilidade Técnica sobre a autoria dos projetos técnicos;

 

Artigos Técnicos

separador.png

Esclareça as suas dúvidas técnicas sobre o licenciamento ambiental.

Adequação de Postos de Combustíveis CETESB LP LI LO Postos de Gasolina em São Paulo


Saiba mais em www.licenciamentocetesb.com

tags: consulta processo cetesb, consulta licença de operaçao cetesb, projeto posto de gasolina, cetesb consulta processo, cetesb sp, documentos para licença ambiental, consulta licença ambiental cetesb, projeto de posto de combustível, cetesb consulta licença ambiental, planta baixa posto de combustivel, www.cetesb.sp.gov.brprojeto instalação de posto de abastecimento de combustíveis sp, instalação de posto de combustível sp, licença ambiental de instalação sp, abrir posto combustível sp, licença de instalação e operação sp, como montar um posto de gasolina sp, projeto instalação de posto de combustível sp, renovação de licença de operação cetesbprojetos de postos de combustíveis sp, projeto de posto de combustível sp, licença de operação consulta sp,

Comentários

  1. Saiba mais sobre AVCB ou CLCB Projetos técnicos Licenciamento ambiental CETESB CTF Cadastro Técnico Federal IBAMA ANP Laudos e Perícias Técnicas Consultoria e Avaliação https://ferrariengenharia.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Adequação de Postos de Gasolina CETESB LP LI LO  Saiba mais em  www.licenciamentocetesb.com                                CETESB LP LI LO Postos de Gasolina em São Paulo Postos de Gasolina em São Paulo Atendimento rápido  Whattsapp   Laudos  AVCB  - Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros Laudos  CLCB  - Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros Renovar Licença do Corpo de Bombeiros Projetos Técnicos de Combate a Incêndio  Avaliação técnica - Laudos e relatórios Cálculo da Carga de Incêndio Responsabilidade Técnica (ART) Implementação de Sinalização de Rotas de Fuga Avaliação de Sistemas de Combate a Incêndio Certificados de Brigada de Incêndio CETESB ,  CETESB para postos de gasolina ,  CETESB para garagem de ônibus CETESB SP ,  CETESB Artigos Técnicos ,  Blog CETESB ,  Blog ,  LAUDOS ,  Serviços de Engenharia ,  Sobre Engenharia ,  Licença CETESB LP LI LO Licenciamento Ambiental O órgão governamental co

Características do tanque de armazenamento subterrâneo jaquetado CETESB LP LI LO Postos de Gasolina

Adequação de Postos de Gasolina CETESB LP LI LO Saiba mais em  www.licenciamentocetesb.com ADEQUAÇÃO AMBIENTAL DE POSTOS VAREJISTA Postos de Gasolina em São Paulo Exigências Técnicas para Instalação do Tanque de Armazenamento Subterrâneo Jaquetado   No ajuste de conduta ambiental para postos revendedores o tanque de armazenamento de combustível a ser instalado deve estar apto a receber produtos químicos elaborados da derivação fracionada do petróleo. Esta armazenagem deve ocorrer de forma que não afete o liquido, pois este será encaminhado aos veículos automotores, que necessitam do produto isento de impurezas. Sua fabricação deve ser realizada de forma a não apresentar furos ou fissuras, de maneira que não libere combustível do tanque para o local onde este será instalado. Os materiais que o compõe devem possuir resistência mecânica para a instalação, além de possuir método de identificação contra vazamentos (SIDERAÇO, 2009). De acordo com a (